Na manhã desta segunda-feira, o Restaurante Universitário da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) recebeu evento de testagem rápida para HIV, hepatites virais e sífilis. Uma unidade móvel da prefeitura de Santa Maria foi instalada no local, com capacidade para realizar 150 testes. A ação ocorreu durante o intervalo de almoço da instituição, em uma parceria entre a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), o Coletivo Voe e a prefeitura.
A conscientização, o diagnóstico precoce e o tratamento são as principais formas de defesa contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Quem tem o resultado positivo para contaminação é direcionado para ter acesso a acompanhamento com profissionais da saúde da Casa Treze, que oferta o tratamento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No caso da Aids, quem faz uso de medicamentos diários, pode tornar o vírus “não detectável” no sangue, o que significa a transmissão do vírus do HIV deixa de ser possível, como explica a enfermeira responsável pela política do HIV da Secretaria de saúde, Márcia Rodrigues de Lima:
— Quanto mais cedo a gente diagnosticar, mais fácil vai ser de tratar, e esse paciente vai ter menos sequelas ou qualquer outra complicação.
O evento também marcou a retomada do projeto Vem Testar, da Prae da universidade, que havia encerrado as atividades desde o início da pandemia de Covid-19. Ações como essas são fundamentais para a instituição, uma vez que a população jovem, de 20 a 29 anos, é a mais afetada pela contaminação de ISTs (dado da Organização Mundial de Saúde).
— A nossa ideia é facilitar o diagnóstico das ISTs para o estudante que está aqui dentro, para ele não precisar se deslocar até o Centro ou até outras Unidades Básicas de Saúde. E tendo um diagnóstico reagente para qualquer infecção, nós encaminhamos diretamente para a Casa Treze, para o acolhimento e tratamento desse aluno — explica a idealizadora, a odontóloga Tatiana Dalla Costa Chiattone.
Na fila para realizar os testes, estavam os amigos Nicolly Louise Ribeiro, 21 anos, e João Gabriel Julião, 19. Pela primeira vez fazendo o teste, eles tiveram conhecimento da campanha pelas redes sociais e aproveitaram para realizar a checagem de forma gratuita no campus:
— Vim pelo lado mais social, de conscientizar, mas também para saber mesmo. Eu quis conferir para ter certeza de que está tudo em ordem, fazer o check-up mesmo — relata João, acadêmico do curso de Filosofia.
Vacina contra a gripe está disponível para todos os públicos
PREVENÇÃO
Além do uso do preservativo, forma de prevenção mais comum para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), ainda existe a distribuição de medicação de PEP (profilaxia pós-exposição ao HIV) que deve ser utilizada até 72 horas após exposição. Os medicamentos são disponibilizados 24 horas no pronto-atendimento do Bairro Patronato, no Bairro Tancredo Neves e na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA).
TRATAMENTO – CASA TREZE
A Casa Treze de Maio tem foco na prevenção de ISTs, HIV e Hepatites Virais, atendendo maiores de 18 anos, com acolhimento, orientação e testagem rápida (para HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C). O serviço conta com uma equipe de médicos infectologistas e de outras especialidades, enfermeira, psicóloga, assistente social, nutricionista, técnica de enfermagem, auxiliar de laboratório e cargo administrativo.
Na Casa, ainda existe a distribuição de preservativos, informativos e lubrificantes para evitar fissuras.
Onde? Rua Riachuelo, 364, Bairro Centro (esquina com a Rua Pinheiro Machado)Como? Mediante apresentação do cartão do SUS, RG ou comprovante de residência Horários: segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 16h30minContatos: Telefone: (55) 3921-1263 ou e-mail [email protected]ácia Casa Treze de Maio: De segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 16h30min (às quartas-feiras, das 7h30min às 9h30min e das 13h às 16h30min)
Eduarda Costa, [email protected]